terça-feira, 22 de abril de 2008

Nessa Candy Shop, eu compro todos os doces!

Crítica de CD
Título:
Hard Candy
Artista:
Madonna
Ano:
2008
Gravadora:
Warner Music
Cotação:
****1/2

Pois é, o CD mais recente que eu baixei e vou criticar é o Hard Candy da Madonna, produzido pela própria junto com Justin Timberlake, The Neptunes, Timbaland e Danja. Não poderia inaugurar o blog com uma artista melhor não é?! Falar desse novo trabalho da Titia Madge vai ser uma delícia, pois, apesar de não conheçer a obra da Madonna a fundo, acho que eu tenho uma bagagem pra falar dela e do que ela faz, justamente por ser um grande admirador da pessoa e da artista cheia de conteúdo e de inteligência. Agora, rasgações de seda de lado, vamos falar do álbum, que com certeza é um trabalho maravilhoso lançado em 2008, dá pra se lambuzar bastante e sair gordo de tanto ouvir essa guloseima. Tem seus pontos altos e baixos, mas, com certeza são os pontos altos que prevalecem no trabalho.

Esse é o décimo primeiro álbum de estúdio de Madonna, com data de lançamento prevista para 24 de Abril em Israel, 25 de Abril na Europa e 29 de Abril de 2008 nos E.U.A e outras parte do mundo pela gravadora Warner Music (sendo que esse será o último álbum realizado sob o contrato de Madonna com a Warner). Ao contrário dos anteriores álbuns da cantora, este último irá possuir um grande número de colaboradores, segundo o que foi anunciado pelos meios de comunicação. O tipo de colaboração varia entre produção, composição e vozes. Os colaboradores anunciados incluem Danja, Pharrell Williams, Timbaland, Justin Timberlake, Felix Da Housecat, Swizz Beatz, Sean Garrett, Akon, Kanye West e Mark Stent. Como era esperado o álbum possui uma sonoridade bem hip-hop, dado o fato de todos os colaboradores que atuam neste género musical estarem presente nesse trabalho, mas tudo com o toque da Madonna... Eu achei a pegada do CD completamente diferente das apresentadas por outras cantoras que contaram com a colaboração de rappers em suas gravações como a Mariah Carey, Gwen Stefani, Beyoncé, entre outras.

O CD começa com uma faixa de nome Candy Shop, parceria da Madonna com Pharrell Williams (o qual eu considero um dos melhores rappers e produtores musicais da atualidade no quesito pop e hiphop) e começa bem, porque é uma faixa dançante e com uma letra gostosa de ouvir e cantar. O arranjo e a batida dão aquela vontade de mecher o ombro, depois vai para outras partes do corpo até você se ver dançando pela casa inteira (ou seja onde for que você esteja ouvindo) sem nem saber porque, pra mim, um dos pontos altos desse disco. Já na segunda faixa, a famosa e esperada 4 Minutes, já não se sente a mesma força presente no álbum. É uma faixa muito boa, mas eu achei a letra muito sem nexo e a música muito comercial, a participação do Justin Timberlake dá um bom UP, mas, na minha humilde opiniãom, a música de trabalho, deveria ser a faixa Dance Tonight outra parceria maravilhosa com o Justin.

O mais recente trabalho da Maddy perde um pouco a força e fica meio chato com as músicas Miles Away de batida chata e letra mais ainda e Incredible, que no começo eu gostei, mas depois de ouvir até o fim eu achei um s-a-c-o e repetitiva ao extremo. Mas, graças a Deus ele recupera o fôlego em uma das melhores do CD pra mim, Beat Goes On e na já citada acima Dance Tonight. Outra dispensável é a Spanish Lesson, por ter um arranjo bom ela pode ser até ouvida, mas se levarmos a letra sem nenhum sentido (porque a Madonna fala várias coisas em espanhol e... Nada! ¬¬) em consideração, pulamos sem nem pensar duas vezes: "Yo te quiero means I love you, mucho gusto means I’m welcome to you, señorita I just wanna fall in love...", aff! Traduza e verás a lerdeza. Mas, depois dessa chatisse se delicie com a maravilhosa Devil Wouldn´t Recognize You, que com certeza é f-o-d-a de se ouvir e tem uma letra 100%! Já a última faixa, Voices, até pega a gente no começo, mas no final é um pouco boba, nada que tire o brilho, beleza e gostosura de CD que a Titia Madge nos deu! Parabéns e vamos dançar né?! Ah! Baixe o disco clicando na imagem na capa, mas que depois de ouvir e gostar você deve comprar na loja mais perto de você.




Faixas:

1. Candy Shop
(Madonna & Pharrell Williams)
2. 4 Minutes (+ Justin Timberlake)
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills & Justin Timberlake)
3. Give It To Me
(Madonna & Pharrell Williams)
4. Heartbeat
(Madonna & Pharrell Williams)
5. Miles Away
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills & Justin Timberlake)
6. She's Not Me
(Madonna & Pharrell Williams)
7. Incredible
(Madonna & Pharrell Williams)
8. Beat Goes On (+ Kanye West)
(Madonna, Pharrell Williams & Kanye West)
9. Dance Tonight (+ Justin Timberlake)
(Madonna, Timothy Mosley, Lane & Justin Timberlake)
10. Spanish Lessons
(Madonna & Pharrell Williams)
11. Devil Wouldn't Recognize You
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills & Justin Timberlake)
12. Voices
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills, Lane & Justin Timberlake)

Um comentário:

Samy Teixeira disse...

Eu gosto muito da madonna e gostei desse cd dela mas achei que ele peca nas letras... as batidas são até bem legais mais que diaxo de letra é aquela de indrecible e spanish lesson.. ninguém merece.. Eu gostei de 4 minutes.. mas da letra só gosto do refrão que realmente não tem muito haver com o resto da letra...
A minha predileta foi she's not me... ainda não ouvi voices, quando ela começa começa a tocar eu sempre troco.. enfim,no geral é um cd de boas melodias e só...