domingo, 27 de abril de 2008

O samba de gala de Mônica Salmaso...

Crítica de CD
Título:
Noites de Gala, Samba na Rua
Artista:
Mônica Salmaso
Ano:
2007
Gravadora:
Biscoito Fino
Cotação:
*****

Mônica Salmaso fez, com certeza, um dos melhores CD's de 2007. Interpretando e dando uma roupagem cool, bonita e interamente profissional a músicas conhecidas pelo público de Chico Buarque (compositor de todas as músicas do disco sozinho e em algumas parcerias), Mônica se mostra dentro da seleta lista das melhores novas revelações da MPB. Noites de Gala, Samba na Rua, é um disco produzido pela própria gravadora e é um álbum recheado de vários melhores sucessos de Chico, que variam entre Construção, Ciranda da Bailarina, Olha Maria, Quem Te Viu, Quem Te Vê, Partido Alto e Beatriz, e algumas outras belas composições. Dentro de um disco tão bem amarrado como esse fica complicado escolher as melhores faixas e o que me fizeram dar as 5 estrelas para ele, mas pra mim os destaques são Olha Maria, Quem Te Viu, Quem Te Vê, Partido Alto e Beatriz. É um disco tão bom que me come as palavras! Fico sem ter o que falar... Só peço que não deixem de ouvir! Baixem clicando na imagem da capa, mas comprem depois que gostarem... Eu já tenho o meu, esse é um CD pra se ter guardado.




Faixas:

1. A Volta do Malandro
(Chico Buarque)
2. O Velho Francisco
(Chico Buarque)
3. Construção
(Chico Buarque)
4. Ciranda de Bailarina
(Edu Lobo & Chico Buarque)
5. Você É Você
(Guinga & Chico Buarque)
6. Logo Eu
(Chico Buarque)
7. Olha Maria
(Tom Jobim, Vinicius de Moraes & Chico Buarque)
8. Quem Te Viu, Quem Te Vê...
(Chico Buarque)
9. Basta Um Dia
(Chico Buarque)
10. Morena dos Olhos D'Água
(Chico Buarque)
11. Partido Alto
(Chico Buarque)
12. Suburbano Coração
(Chico Buarque)
13. Bom Tempo
(Chico Buarque)
14. Beatriz
(Edu Lobos & Chico Buarque)

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Os altos e baixos de Carla Bruni...

Crítica de CD
Título:
Quelqu'un M'a Dit
Artista:
Carla Bruni
Ano:
2002
Gravadora:
Naïve
Cotação:
*****




Produzido por Louis Bertignac, Quelqu'un M'a Dit é só luxo. É um CD leve, limpo e com músicas deliciosas de se ouvir. Carla Bruni, que era modelo antes de ser cantora, surpreendeu a crítica e a todos que gostam de música ao lançar esse disco refinado, em francês, no ano de 2002. Dou destaque para a faixa título do disco, que fez sucesso em uma novela brasileira e é a música mais conhecida da cantora, mas, mesmo sendo a mais popular não deixa de ser uma das mais lindas. Outra bela canção do álbum é Raphaël, que tem um arranjo delicioso e uma letra bastante apaixonada feita pela cantora. Carla se mostra segura, sensual, intensa e linda nesse disco, as músicas (quase todas de sua autoria) são recheadas de declarações e com certeza revelam uma boa fase de amor na vida dela. Para fazer o download desse disco 5 estrelas, basta clicar na imagem da capa, mas, como eu sempre digo, depois de ouvir e gostar é bom passar na loja mais perto e comprar não é?! Se apaixonem pelo francês rosnado, sensual e malemolente de Carla Bruni nesse disco impecável.





Faixas:

1. Quelqu'un M'a Dit
(Carla Bruni & Léos Carax)
2. Raphaël
(Carla Bruni)
3. Tout Le Monde

(Carla Bruni)
4. La Noyée

(Serge Gainsbourg)
5. Le Toi Du Moi
(Carla Bruni)
6. Le Ciel Dans Une Chambre
(Julio Rapetti & Renato Angiolini)
7. J'en Connais

(Carla Bruni)
8. Le Plus Beau du Quartier

(Carla Bruni)
9. Chanson Triste

(Carla Bruni)
10. L'excessive

(Carla Bruni)
11. L'amour
(Carla Bruni)
12. La Dernière Minute

(Carla Bruni)







Crítica de CD
Título:
No Promises
Artista:
Carla Bruni
Ano:
2007
Gravadora:
Naïve
Cotação:
****








Já nesse seu segundo trabalho, No Promises, Carla perde um pouco do seu charme pelo fato das músicas serem cantadas somente em inglês, é um album que não chega a ser fraco, mas, peca no quesito suavidade. Ele tem os arranjos mais elaborados o que deixa as músicas meio pesadas e um pouco tensas... Ao baixar esse álbum clicando na imagem da capa, é bom dar destaque para a faixa que abre o CD, Those Dancing Days Are Gone, para Promises Like Piecrust e também a At Last The Secret Is Out (que fecha lindamente o trabalho mais recente de Carla), pois são as melhores e mais gostosas. O que faz esse disco merecer 4 estrelinhas é a boa escolha das poesias que fazem parte do conteúdo, porém, na minha opinião (humilde, mas sincera) o que faltou foi um trabalho mais refinado nos arranjos, pois, já que se tratam de poesias relativamente antigas, poderia ter se dado um clima mais cool e retrô às músicas. Fora esses detalhes, é bom ouvir todo o disco, pois vai te dar uma sensação de força e paz ao mesmo tempo... Repito, depois que gostar do disco baixado compra viu?!





Faixas:

1. Those Dancing Days Are Gone
(William Butler Yeats)
2. Before The World Was Made
(William Butler Yeats)
3. Lady Weeping At The Crossroads
(Wystan Hugh Auden)
4. I Felt My Life With Both My Hands
(Emily Dickinson)
5. Promises Like Pie Crust
(Christina Rossetti)
6. Autumn
(Walter de La Mare)
7. If You Were Coming In The Fall
(Emily Dickinson)
8. I Went To Heaven
(Emily Dickinson)
9. Afternoon
(Dorothy Parker)
10. Ballad At Thirty Five
(Dorothy Parker)
11. At Last The Secret Is Out
(Wystan Hugh Auden)
12. Those Dancing Days Are Gone (Versão Alternativa)
(William Butler Yeats)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Nessa Candy Shop, eu compro todos os doces!

Crítica de CD
Título:
Hard Candy
Artista:
Madonna
Ano:
2008
Gravadora:
Warner Music
Cotação:
****1/2

Pois é, o CD mais recente que eu baixei e vou criticar é o Hard Candy da Madonna, produzido pela própria junto com Justin Timberlake, The Neptunes, Timbaland e Danja. Não poderia inaugurar o blog com uma artista melhor não é?! Falar desse novo trabalho da Titia Madge vai ser uma delícia, pois, apesar de não conheçer a obra da Madonna a fundo, acho que eu tenho uma bagagem pra falar dela e do que ela faz, justamente por ser um grande admirador da pessoa e da artista cheia de conteúdo e de inteligência. Agora, rasgações de seda de lado, vamos falar do álbum, que com certeza é um trabalho maravilhoso lançado em 2008, dá pra se lambuzar bastante e sair gordo de tanto ouvir essa guloseima. Tem seus pontos altos e baixos, mas, com certeza são os pontos altos que prevalecem no trabalho.

Esse é o décimo primeiro álbum de estúdio de Madonna, com data de lançamento prevista para 24 de Abril em Israel, 25 de Abril na Europa e 29 de Abril de 2008 nos E.U.A e outras parte do mundo pela gravadora Warner Music (sendo que esse será o último álbum realizado sob o contrato de Madonna com a Warner). Ao contrário dos anteriores álbuns da cantora, este último irá possuir um grande número de colaboradores, segundo o que foi anunciado pelos meios de comunicação. O tipo de colaboração varia entre produção, composição e vozes. Os colaboradores anunciados incluem Danja, Pharrell Williams, Timbaland, Justin Timberlake, Felix Da Housecat, Swizz Beatz, Sean Garrett, Akon, Kanye West e Mark Stent. Como era esperado o álbum possui uma sonoridade bem hip-hop, dado o fato de todos os colaboradores que atuam neste género musical estarem presente nesse trabalho, mas tudo com o toque da Madonna... Eu achei a pegada do CD completamente diferente das apresentadas por outras cantoras que contaram com a colaboração de rappers em suas gravações como a Mariah Carey, Gwen Stefani, Beyoncé, entre outras.

O CD começa com uma faixa de nome Candy Shop, parceria da Madonna com Pharrell Williams (o qual eu considero um dos melhores rappers e produtores musicais da atualidade no quesito pop e hiphop) e começa bem, porque é uma faixa dançante e com uma letra gostosa de ouvir e cantar. O arranjo e a batida dão aquela vontade de mecher o ombro, depois vai para outras partes do corpo até você se ver dançando pela casa inteira (ou seja onde for que você esteja ouvindo) sem nem saber porque, pra mim, um dos pontos altos desse disco. Já na segunda faixa, a famosa e esperada 4 Minutes, já não se sente a mesma força presente no álbum. É uma faixa muito boa, mas eu achei a letra muito sem nexo e a música muito comercial, a participação do Justin Timberlake dá um bom UP, mas, na minha humilde opiniãom, a música de trabalho, deveria ser a faixa Dance Tonight outra parceria maravilhosa com o Justin.

O mais recente trabalho da Maddy perde um pouco a força e fica meio chato com as músicas Miles Away de batida chata e letra mais ainda e Incredible, que no começo eu gostei, mas depois de ouvir até o fim eu achei um s-a-c-o e repetitiva ao extremo. Mas, graças a Deus ele recupera o fôlego em uma das melhores do CD pra mim, Beat Goes On e na já citada acima Dance Tonight. Outra dispensável é a Spanish Lesson, por ter um arranjo bom ela pode ser até ouvida, mas se levarmos a letra sem nenhum sentido (porque a Madonna fala várias coisas em espanhol e... Nada! ¬¬) em consideração, pulamos sem nem pensar duas vezes: "Yo te quiero means I love you, mucho gusto means I’m welcome to you, señorita I just wanna fall in love...", aff! Traduza e verás a lerdeza. Mas, depois dessa chatisse se delicie com a maravilhosa Devil Wouldn´t Recognize You, que com certeza é f-o-d-a de se ouvir e tem uma letra 100%! Já a última faixa, Voices, até pega a gente no começo, mas no final é um pouco boba, nada que tire o brilho, beleza e gostosura de CD que a Titia Madge nos deu! Parabéns e vamos dançar né?! Ah! Baixe o disco clicando na imagem na capa, mas que depois de ouvir e gostar você deve comprar na loja mais perto de você.




Faixas:

1. Candy Shop
(Madonna & Pharrell Williams)
2. 4 Minutes (+ Justin Timberlake)
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills & Justin Timberlake)
3. Give It To Me
(Madonna & Pharrell Williams)
4. Heartbeat
(Madonna & Pharrell Williams)
5. Miles Away
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills & Justin Timberlake)
6. She's Not Me
(Madonna & Pharrell Williams)
7. Incredible
(Madonna & Pharrell Williams)
8. Beat Goes On (+ Kanye West)
(Madonna, Pharrell Williams & Kanye West)
9. Dance Tonight (+ Justin Timberlake)
(Madonna, Timothy Mosley, Lane & Justin Timberlake)
10. Spanish Lessons
(Madonna & Pharrell Williams)
11. Devil Wouldn't Recognize You
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills & Justin Timberlake)
12. Voices
(Madonna, Timothy Mosley, Nate Hills, Lane & Justin Timberlake)